Também conhecida como calazar, a Leishmaniose canica é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de relativamente silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive levar o paciente à óbito.
A Leishmaniose canina é uma doença causada por um protozoário do tipo Leishmania. Uma vez no organismo do hospedeirom o agente etiológico se multiplica e começa a atacar as células fogocitárias conhecidas como mocrófagos. Existem dois tipos de Leishmaniose: a cutânia e a visceral, já que o pet não é hospedeiro preferencial do outro tipo da doença. Fique atento às formas de prevenção e tratamento do calazar.
Como a Leishmaniose é transmitida?
Ao contrário do que muitos aina acreditam, a Leishmaniose não é tranmitida a partir do contato direto com o cachorro por meio de saliva, mordidas, entre outros. “A transmissão ocorre atrvés da picada fêmea do mosquito-palha, cujo nome cientifico é Lutzomyia longipalpis”.
Para a transmissão, o mosquito precisa picar o indivíduo infectado, ingerindo a forma mastigota da leishmania, que se transforma em promastigora no intestino do mosquito. Ao picar um novo indivíduo, o mosquito irá transmitir a forma infectante da Leishmania, provocando a doença.
Sobre o inseto que serve de vetor para a doença, é importante destacar que, ao contrárop dp qie acontece com os mosquitos, como Aedes Aegypyti, o mosquito-palha é, na verdade, um díptero que não depende da água parada para depositar seus ovos, colocando-os em matérias orgânica. Portanto, para ajudar a manter a saúde do seu pet, procure manter os ambientes sempre limpos.
Principais sintomas da Leishmaniose em cães:
- Emagrecimento;
- Lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas);
- Crescimento exacerbado das unhas;
- Perda de apetite;
- Febre;
Existe cura para Leishmaniose em cachorros?
A Leishmaniose tem possibilidade de controle, sendo importante que o pet seja acompanhado deperto por um veterinário durante toda sia vida, já que o tratamento de Leishmaniose canica não elimina completamente a doença. No entanto, impede a progressão da doença e diminui a carga do parasita, fazendo com que o cachorro deixe de ser um transmissor.