1 – Procure por um local pet friendly
Para que o cão possa aproveitar o São João ao seu lado, é importante que a festa permita a entrada de animais de estimação e tenha uma boa estrutura para recebê-los. Opte por eventos mais tranquilos e com músicas em um volume adequado para que o pet não fique estressado. Lembre-se de levar água, ração e petiscos para que ele fique bem hidratado e alimentado durante o tempo que estiver lá.
2 – Saia sempre com coleira e guia
Mesmo que seu cão seja bem treinado e comportado, é importante que ele esteja sempre com coleira e guia nas festas juninas. Assim, você evita que ele se perca, fuja ou se envolva em brigas com outros pets que estiverem presentes. Um São João bom é aquele que tem segurança!
3 – Evite o contato com fogueiras
As fogueiras são tradição no São João, contribuindo para a magia típica do evento. Entretanto, elas podem ser perigosas para os cães, que podem se queimar ou inalar a fumaça que causa problemas respiratórios. Para evitar acidentes, mantenha o pet sempre longe do fogo de festa junina, ok?
4 – Proteja seu amigo dos barulhos altos
No São João, existem diversos barulhos que podem deixar o cão estressado e com medo, como música alta, fogos de artifício, estalinho de festa junina e até mesmo as conversas entre o público. Para que ele possa aproveitar a comemoração tranquilo e contente, proteja os ouvidos com protetores auriculares ou algodão.
Também é importante que você siga algumas dicas de como acalmar o cachorro com medo de fogos e outros barulhos:
Leve-o para longe do barulho;
Fique sempre ao lado dele;
Distraí-o com brincadeiras e seus brinquedos favoritos;
Ofereça um petisco para que ele fique contente.
É muito importante que você respeite os limites do cachorro. Caso ele continue incomodado mesmo com os protetores auriculares e as dicas acima, retorne para casa.
5 – Tome cuidado com as comidas típicas de São João
As comidas típicas são a parte mais esperada do São João. Apesar de serem deliciosas para nós, muitas delas são perigosas para os animais de estimação, provocando intoxicação e problemas digestivos.
Para evitar que seu amigo consuma algum alimento prejudicial à saúde, preparamos uma lista com comidas proibidas para cães:
Milho cozido: você provavelmente já ouviu que cachorro pode comer milho. Contudo, apesar do alimento em si não ser tóxico, ele possui grandes quantidades de fibras, que podem desencadear diarreia e dores abdominais;
Pipoca: se você está se perguntando “cachorro pode comer pipoca?”, a resposta é não. Isso porque o pet pode se engasgar com os pequenos grãos de milho que ficam presos à pipoca. Em casos mais graves, isso pode levar à asfixia;
Pinhão: apesar de ser um grande símbolo das festas juninas, o pinhão causa problemas digestivos nos animais por ser rico em amido;
Doces típicos: evite a paçoca, pé de moleque, cocada ou qualquer outra guloseima de festa junina. Os doces contêm muito açúcar e gordura, que podem causar diabetes e obesidade.
Cachorro-quente: além da salsicha ser um alimento embutido com excesso de sal e gorduras, o cachorro-quente leva diversos outros acompanhamentos que podem fazer mal à saúde do cão, como ketchup, maionese, milho, etc.