Enriquecimento ambiental: o que é e por que é tão importante?

Não é preciso ser um especialista em felinos para notar sua disposição para passear, pular, escalar e explorar cada cantinho das nossas casas. Contudo, mesmo o ambiente doméstico tendo sua gama de possibilidades para interação, nem sempre oferecerá atividades suficientes para que a energia e os impulsos do felino sejam realizados, podendo levá-los ao tédio, depressão ou até mesmo à vontade de dar as famosas escapadas para fora da casa.  Então, como resolver essa questão?

A natureza dos felinos

Diferente dos cachorros, os gatos não têm a mesma necessidade de gasto de energia em atividades como passeio. Contudo, seu ímpeto em explorar, escalar, arranhar e interagir com novos lugares compõem parte fundamental da sua natureza enquanto caçadores descendentes de animais selvagens acostumados a ambientes como florestas. A autonomia dos gatos é representativa dessa herança genética de felinos que, mesmo vivendo sozinhos, conseguem se virar caçando, escalando e se acomodando em todos os tipos de cantinhos e alturas.

Nesse sentido, ignorar esses impulsos e comportamentos dos gatos pode levar a alguns problemas, como a depressão felina, em que a falta de estímulos pode configurar um gatilho.

O enriquecimento ambiental

Quanto mais conseguirmos aproximar o ambiente doméstico interno do ambiente externo, mais emoções e sensações positivas podemos proporcionar aos gatinhos, já que devolveremos a eles a oportunidade de realizarem seus impulsos e gastarem sua energia num ambiente mais próximo do que encontrariam na natureza.

É possível separar o enriquecimento ambiental em cinco categorias:

  • Enriquecimento alimentar que consiste no estímulo do comportamento de caça e de procura de alimentos. Nele, alimentos podem ser escondidos pelo recinto ou são oferecidos alimentos diferentes dos habituais.
  • Enriquecimento sensorial utilizado para estimular os sentidos dos animais. Geralmente explorado junto do enriquecimento alimentar, em que cheiros diferentes vão estimular a exploração do recinto e a marcação de território.
  • Enriquecimento ambiental em que o ambiente é adaptado para se aproximar do ambiente natural do felino. Para isso são adicionados troncos, cipós ou cordas para escalar, piscinas para banhos, árvores, flores e gramados diferentes para estimular a exploração.
  • Enriquecimento social se dá no convívio do felino com animais de outras espécies ou até mesmo outros felinos dentro do ambiente doméstico.
  • Enriquecimento cognitivo em que situações são criadas para que o gato seja estimulado a resolver o problema sozinho, por exemplo, como achar um objeto escondido como recompensa.

Conclusão

A compreensão e respeito pela natureza dos felinos são fundamentais. Entender o seu comportamento e possibilitar formas seguras de realização para eles é uma verdadeira prova de amor. Para dúvidas sobre métodos de enriquecimento ambiental, conte sempre conosco.

Fontes

https://www.peritoanimal.com.br/e-ruim-nao-deixar-sair-o-seu-gato-para-a-rua-21239.html#:~:text=N%C3%A3o%2C%20um%20gato%20n%C3%A3o%20precisa,um%20aut%C3%AAntico%20parque%20de%20divers%C3%B5es

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/gatos-domesticos-livres-causam-danos-a-vida-selvagem-aponta-estudo/

https://www.petlove.com.br/dicas/enriquecimento-ambiental-para-gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.